segunda-feira, 26 de abril de 2010

TEXTOS 2010 - OFICINAS DE REDAÇÃO

Meu jeitinho simples de ser

Meu nome é Sâmela
Gosto de muitas coisas
Não tenho aquela coisa certa,
Não gosto de mentiras e falsidades,
Gosto de sair com minha família,
Fazer coisas diferentes.

Não sou santa,
Mas também não sou perigosa.
Faço coisas que uma adolescente
Normal faz,
É claro que uma baguncinha
Às vezes faz parte,
Mas nem é sempre.

Se eu for contar tudo,
Vou fazer um livro,
Mas acho que isso
Já é o bastante.

Sâmela – E-1101



O bonitinho do Colégio

Todo dia passo no corredor do colégio
e lá está o menino...
bonito, tímido e atraente.
Na hora do recreio,
novamente ele está lá
no seu canto sozinho,
com um fone no ouvido.
Ele olha para mim
cheio de vergonha
e quando olho também,
ele se vira.
Eu vou chegar e falar com ele
com todo respeito,
e vamos conversar.


Thailane Raposo – E-1102




Minha comida preferida


Minha comida preferida é arroz e feijão,
E quando como, sinto muita emoção
E me alegra o coração.
Dá vontade de comer de montão
E quando como enche o meu buchão,
Só sei que a melhor comida do mundo
É arroz e feijão.


Ewerton dos Santos Fernandes – E-2101



QUESTIONAMENTO: O aluno pode entrar na escola a qualquer hora?


A culpa não é nossa



As vezes um acidente, outra um imprevisto, ou um simples descuido. Nem sempre o aluno tem culpa de chegar atrasado na escola.

Alguns alunos, como eu, dependem de ônibus, e outros meios de transportes escolares, normalmente Kombis. Muitas das vezes, esses transportes, em seus trajetos precários e cheios de obstáculos, chegam atrasados, ou melhor, nem chegam! É buraco, lama, pontes quebradas... Ou o transporte quebra, ou ele não passa na hora certa. Esse atraso nem sempre é devido às estradas, mas também a falta de responsabilidade de algumas empresas. Uma tremenda falta de respeito!

Quando alguns alunos chegam fora do horário normal de entrada, os diretores e porteiros nem nos deixam falar. Já vão barrando os alunos, ameaçam dar suspensão... Algumas vezes, a gente consegue conversar, mas é muito difícil conseguir entrar sem reclamações. É verdade que alguns alunos chegam atrasados por dormirem um pouco mais, mas é preciso ouvir os alunos!

Se o aluno tiver argumentos para justificar seu atraso, tudo bem. Fora isso, já foge da ordem e regularidade da escola. Acaba virando bagunça.


Cristian Guimarães Thomaz – E-3101



QUESTIONAMENTO: Deveria ser permitido a troca de beijos e caricias no pátio da escola?



Em minha opinião, deveria haver, sim,  as trocas de beijos e carícias no pátio, pois o aluno(a) se sentiria mais à vontade com sua parceira(o) dentro da escola, sim! É claro que algumas regras são necessárias, tipo: não trazer seus problemas relacionais que tem fora da escola, não dar muito amasso, etc...Embora outras pessoas achem errado isso, pois podem vir a se sentir mal, mas vejamos um lado positivo: as trocas de beijos e caricias, são apresentados como um modo de desejo opcional, você pode optar por beijar ou não, contando que seja em horas vagas, não dentro de sala por respeito aos professores e aos colegas, evitando também que isso vire rotina, pois pode estragar o relacionamento; evitar beijar a todo momento, pois pode virar distração e motivos para que suas notas caiam. Acho também que os professores e funcionários da escola têm todo o direito de ter suas trocas de beijos e carícias, pois, se podemos ter o direito, por que eles não?!

Wilian Gonçalves Magno – E-2101

Um comentário:

  1. Na minha opinião não deveria ser permitido beijos e caricias no patio da escola, pois escola é lugar de estudar, fazer amizades, e não para namorar.
    Existem outros lugares para namorar..
    Os jovens tem que se dar respeito, sabem as normas da escola e não respeitam.

    Gracieli Flores Lguna Carapã-MS

    ResponderExcluir